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Alemanha: A descarbonização de Hamburgo e projeto futuro local

Projetos de grande escala planejados ou já em andamento

© Mediaserver Hamburg/Timo Sommer

Hamburgo está em vias de se tornar uma metrópole amiga do clima. No entanto, ainda há muito a ser feito, embora as emissões de CO2 do consumo de eletricidade estejam diminuindo em todos os setores. O hidrogênio verde deve desempenhar um papel central no futuro de Hamburgo como parte de uma política ambiental e econômica sustentável e pode ajudar a atingir os objetivos ambiciosos da cidade. Inúmeras empresas, iniciativas e instituições de pesquisa têm trabalhado no assunto há anos e estão impulsionando ativamente o desenvolvimento de um setor de hidrogênio verde comercialmente viável. O financiamento do governo alemão de 520 milhões de euros como parte do Hidrogênio IPCEI (Projetos Importantes de Interesse Europeu Comum) para os projetos de hidrogênio de Hamburgo deu à cidade mais um impulso.

Em 12 de abril, as empresas sediadas em Hamburgo uniram forças para formar a Wasserstoffverbund Hamburg (Hydrogen Network Hamburg). Eles incluem Airbus, ArcelorMittal, Gasnetz Hamburgo, GreenPlug, Hamburger Hafen und Logistik AG, Autoridade Portuária de Hamburgo, HADAG Seetouristik und Fährdienst, bem como o Stadtreinigung, o serviço de limpeza municipal. Seu objetivo é iniciar e implementar projetos inovadores de hidrogênio verde na cidade com o Hub de Hidrogênio Verde de Hamburgo, que planeja construir o eletrolisador de 100 MW em Moorburg com a Shell, Vattenfall, Mitsubishi Heavy Industries e Wärme Hamburg. Eles também esperam substituir os combustíveis fósseis em aplicações industriais, bem como em transporte e logística. Os parceiros esperam que as medidas direcionadas reduzam as emissões de CO2 em Hamburgo em 170.000 toneladas por ano. Mais de um milhão de toneladas das atuais 16 milhões de toneladas de emissões de CO2 em Hamburgo podem ser economizadas todos os anos até 2030. O hidrogênio verde necessário para isso deve vir do novo eletrolisador em Moorburg a partir de 2025. O calor residual da eletrólise pode ajudar a tornar outros setores mais amigáveis para o clima, por exemplo, quando usados para a rede de aquecimento urbano ou o tratamento térmico de resíduos urbanos.

How Hydrogen Network Hamburg works | © Vattenfall

Os seguintes projetos estão sendo planejados ou já em andamento:

Wind energy is essential for green hydrogen. | © Mediaserver |  Hamburg/Geheimtipp Hamburg
Hub de hidrogênio verde de Hamburgo (HGHH) – energia verde

Shell, Mitsubishi Heavy Industries (MHI), Vattenfall e Wärme Hamburg emitiram uma carta de intenção para produzir conjuntamente hidrogênio a partir da energia eólica e solar em Moorburg para uso principalmente pelas indústrias locais.

No centro do projeto está um megeletrolisador escalável com uma capacidade inicial de 100 KW. Os planos também prevêem o desenvolvimento do local em um chamado “Centro de Energia Verde” para garantir a geração permanente de eletricidade com hidrogênio, descarbonizando de forma sustentável o fornecimento de energia de Hamburgo.

Airbus – voando com hidrogênio

A aviação é responsável por cerca de 3 por cento das emissões globais de CO2. A Airbus, uma das maiores empresas e empregadores da região, lançou seu conceito de aeronave ZEROe para reduzir as emissões e fazer uma contribuição vital para as metas climáticas globais.

A empresa depende do hidrogênio como portador de energia para sistemas de propulsão e desenvolveu três protótipos diferentes para aeronaves de médio curso, um dos quais deve entrar em produção posteriormente. Seus planos prevêem um modelo híbrido com hidrogênio e propulsão elétrica.

O trabalho também está em andamento para o avanço da expansão da infraestrutura de hidrogênio na planta como parte do projeto “Hidrogênio para Infraestrutura e Produção de Aviação no Norte da Alemanha” (WIPLiN).

ArcelorMittal – aço neutro para o clima

O aço é uma matéria-prima essencial para muitas indústrias, mas a produção é extremamente intensiva em CO2. Por esse motivo, a ArcelorMittal Hamburgo planeja construir uma usina de aço a partir de hidrogênio verde.

A empresa está facilitando uma redução significativa nas emissões de CO2 na cadeia de abastecimento por meio do projeto “H2 para Hamburgo” (H2H). Para tanto, a unidade da ArcelorMittal em Hamburgo será convertida para uma produção de aço neutra para o clima em quatro fases até 2030.

O projeto inclui a construção de uma planta piloto movida a hidrogênio para a redução direta de minério de ferro (H2First) e a modificação tecnológica do planta de redução direta existente (H2Ready) para substituir o uso de gás natural por hidrogênio verde a longo prazo.

ArcelorMittal steel plant | © ArcelorMittal Germany Holding GmbH

Rede de gás de Hamburgo – ganha-ganha para a cidade

Como parte do projeto Hamburg Hydrogen Industry Grid (HH-WIN), a rede de gás de Hamburgo será consideravelmente expandida dos atuais 45 para 60 km até 2030.

O objetivo é garantir uma infraestrutura de abastecimento seguro de hidrogênio verde. Isso não apenas o transformará em uma tábua de salvação essencial para os projetos regionais de hidrogênio planejados, mas também o conectará a redes nacionais e europeias.

O projeto será desenvolvido e implementado em uma abordagem orientada para a demanda e fase a fase. Cerca de 570 milhões de metros cúbicos de gás natural serão substituídos anualmente, economizando 1,2 milhão de toneladas de CO2 no longo prazo.

GreenPlug – impulso verde para barcos

O Porto de Hamburgo é o principal centro de hidrogênio verde e busca se tornar ele próprio mais neutro para o clima.

Por meio de seu projeto “H2 Push Boat” (H2SB), a GreenPlug desenvolveu um push boat com célula de combustível de emissão zero com capacidade de 2.400 toneladas a uma velocidade de 10 nós.

Um barco será fabricado e testado durante a primeira fase do projeto, seguido por outros nove que serão construídos e fretados aos operadores. Eles serão movidos a hidrogênio verde de Hamburgo assim que estiver disponível.

Port of Hamburg is region’s hydrogen hub. | © Mediaserver Hamburg/Geheimtipp Hamburg

HHLA – transporte descarbonizado de mercadorias pesadas

Como parte do projeto “Hydrogen Logistics Applications & Distribution” (H2LOAD), Hamburger Hafen und Logistik AG (HHLA) planeja introduzir vários tipos de equipamentos pesados, como straddle transportadores, caminhões e caminhões trator, empilhadeiras, manipuladores de contêineres com mastro, reach stackers e uma locomotiva de manobra movida a células de combustível.

A região metropolitana se beneficiará inicialmente da redução resultante nas emissões de CO2, mas se o projeto piloto for bem-sucedido, a experiência adquirida em Hamburgo pode ser aplicada a outros lugares na Alemanha e em toda a Europa e, assim, ajudar a alcançar uma descarbonização sustentável.

Autoridade Portuária de Hamburgo – flutuabilidade para hidrogênio

A Autoridade Portuária de Hamburgo (HPA) fornece infraestrutura como estradas, ferrovias e hidrovias no Porto de Hamburgo. Dois projetos estão sendo implementados simultaneamente por meio do empreendimento Hydrogen Port Applications (HyPA). O foco é fornecer postos de abastecimento de hidrogênio para locomotivas, navios e caminhões, bem como construir e implantar navios inovadores movidos a hidrogênio. O objetivo é tornar o tráfego na movimentada área portuária de Hamburgo o mais livre de emissões possível, o que deve contribuir muito para a descarbonização.

HADAG Seetouristik und Fährdienst AG – serviço de balsa verde

A empresa do setor público opera as balsas de passageiros locais no porto de Hamburgo e tem planos de converter gradualmente sua frota para sistemas de propulsão de baixa emissão. Como parte do projeto H2HADAG, três navios serão convertidos de híbrido de diesel para híbrido de hidrogênio, e mais dois serão construídos como híbridos de hidrogênio. Isso tornará o transporte público no porto uma parte integrante da cadeia de valor da rede de hidrogênio de Hamburgo.

Ferries on the Elbe to become climate friendlier | © Mediaserver | Hamburg/DoubleVision – doublevision.me

Stadtreinigung Hamburgo – cidade limpa, energia limpa

A Stadtreinigung Hamburg está atualmente estabelecendo o Centro de Recursos e Energia (ZRE) em Stellingen. Junto com Verkehrsbetriebe Hamburg-Holstein, Wärme Hamburg, Gasnetz Hamburg e Hamburg Energie, o projeto “Waste to Hydrogen for Hamburg” visa usar eletricidade da reciclagem de resíduos em energia de materiais residuais.

O objetivo é usar a eletrólise para produzir hidrogênio verde e carregar baterias para e-mobilidade, entre outros. Além disso, também há planos para operar veículos de coleta de lixo de hidrogênio ou ônibus para um transporte mais amigo do clima.

A Sauer está atenta as regulamentações do setor e conta com uma linha especificamente desenvolvida para a compressão do hidrogênio em alta pressão.

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