EnglishPortugueseSpanish

ArcelorMittal testa com sucesso substituição do Gás Natural por Hidrogênio Verde

A ArcelorMittal informou que testou com sucesso o uso de hidrogênio verde na produção de ferro de redução direta (DRI) em sua siderúrgica em Contrecoeur, em Quebec, no Canadá. Durante este primeiro teste, 6,8% do gás natural foi substituído por hidrogênio verde no período de 24 horas, o que contribuiu para a redução das emissões de CO2.

“A ambição da ArcelorMittal é liderar a descarbonização da indústria do aço e este teste é um marco importante na jornada da companhia para produzir aço com zero emissões de carbono através da rota de fabricação de aço baseada em DRI, usando hidrogênio verde”, disse a empresa em nota.

Segundo a ArcelorMittal, o hidrogênio verde usado no teste foi produzido por um eletrolisador (dispositivo que produz hidrogênio verde a partir de eletricidade e água) de terceiros e levado para Contrecoeur.

A companhia estuda a possibilidade de realizar novos testes nos próximos meses aumentando o uso de hidrogênio verde na planta DRI, o que poderia eventualmente reduzir as emissões de CO2 na Contrecoeur em várias centenas de milhares de toneladas por ano.

ArcelorMittal explicou que o uso potencial de eletrolisadores para produzir hidrogênio verde na na usina de Contrecoeur dependerá de certos critérios, especialmente a disponibilidade de eletricidade suficiente para alimentar as unidades.

“Este é um grande passo à frente, uma vez que a redução do minério de ferro por si só contribui para mais de 75% na queda das emissões totais de CO2 da ArcelorMittal Long Products Canada’s (AMLPC )”, diz a nota.

A ArcelorMittal pretende reduzir sua intensidade de emissões de CO2 em 25% até 2030 em escala global e alcançar a neutralidade de carbono até 2050.

O presidente da AMLPC, François Perras, comemorou o resultado. “Acabamos de demonstrar que Quebec pode se tornar um pioneiro global na produção de aço CO2, reduzindo suas emissões de gases de efeito estufa”.

Como a Sauer atua neste mercado?

A Sauer está atenta as regulamentações do setor e conta com uma linha de compressores especificamente desenvolvida para a compressão do hidrogênio em alta pressão.

Além do HAUG.Sirius NanoLoc, também temos o compressor Hurricane e 6000 series!

Confiável até 500 bar - em qualquer lugar, a qualquer hora, a qualquer gás!