Air Products investirá US $ 1,3 bilhão em complexo de energia de hidrogênio no Canadá.
A instalação de liquefação de hidrogênio desempenhará um papel crítico no desenvolvimento da economia do hidrogênio em todo o oeste do Canadá, apoiando o transporte sustentável, especialmente para serviços pesados.
A Air Products e sua subsidiária Air Products Canada Ltd., em cooperação com o Governo do Canadá e a Província de Alberta, anunciaram hoje (9 de junho) um plano de investimento de bilhões de dólares para construir um novo complexo de energia de hidrogênio líquido zero em Edmonton, Alberta, Canadá.
Espera-se que a instalação de produção e liquefação de hidrogênio líquido zero de CA $ 1,3 bilhão (US $ 1,08 bilhão) Edmonton entre em operação em 2024, embora sujeita à conclusão final dos acordos e aprovações de licenças.
A instalação irá capturar mais de 95% de CO2 do gás natural e sequestrar permanentemente, aproveitando a Wolf Carbon Solutions, de propriedade integral e operada pela Alberta Carbon Trunk Line. A instalação também usará 100% de hidrogênio, incluindo turbinas NovaLT16 fornecidas pela Baker Hughes, para produzir eletricidade limpa para toda a instalação e exportar para a rede, compensando os 5% restantes de CO2 para alcançar o projeto de instalação de hidrogênio líquido zero.
O complexo ajudará os clientes de refino e petroquímicos conectados ao Gasoduto de Hidrogênio da Air Products Heartland a reduzir sua intensidade de carbono e permitir que a produção de hidrogênio líquido seja um combustível livre de emissões no setor de transporte e gere eletricidade limpa.
Ela usará uma instalação de produção de hidrogênio do reformador autotérmico (ATR), usando a tecnologia Haldor Topsoe. Além disso, uma instalação de separação de ar apoiará a operação do ATR e produzirá oxigênio e nitrogênio líquidos limpos para o mercado comercial de gás industrial. A instalação também incluirá uma instalação de liquefação de hidrogênio de 30 toneladas / dia projetada pela Air Products.
Prevê-se que o negócio de hidrogênio da empresa em Alberta alcance mais de 1.500 toneladas / dia de produção de hidrogênio e capture mais de 3 milhões de toneladas / ano de CO2. A Air Products Canada atualmente opera três instalações de produção de hidrogênio em Alberta e um duto de hidrogênio de 55 quilômetros em Alberta Industrial Heartland. Ela também opera uma instalação de produção de hidrogênio, uma rede de oleodutos de 30 quilômetros e uma instalação de liquefação em Sarnia, Ontário.
A Air Products também está considerando mais investimentos em instalações de hidrogênio novas e existentes em Alberta e em todo o Canadá. O local do projeto Edmonton foi estrategicamente selecionado para permitir a expansão do complexo de energia, incluindo a replicação de ativos de produção de hidrogênio líquido zero para atender à demanda crescente. A rede existente de Heartland Hydrogen Pipeline da Air Products foi projetada para o crescimento e pode mais do que triplicar os volumes atuais.
Seifi Ghasemi, presidente da Air Products, disse: “Estamos abrindo caminho para que o hidrogênio de Edmonton atenda às necessidades industriais e de transporte em todo o oeste do Canadá.”
O Dr. Samir J. Serhan, COO da Air Products, disse: “Nosso duto existente de Alberta Heartland Hydrogen de 55 quilômetros, nossa experiência em execução de projetos e nosso registro de operações confiáveis estabelecerão a referência para hidrogênio competitivo para apoiar o crescimento em Alberta por muitos anos vir.”
Rachel Smith, vice-presidente da Air Products Canada, disse: “Pelo projeto, o novo complexo utilizará os recursos de gás natural de Alberta para produzir hidrogênio líquido zero, reduzindo a pegada ambiental do setor de refino e facilitando o crescimento futuro na economia do hidrogênio em Edmonton e no Alberta Industrial Heartland. ”
Exmo. Jason Kenney, Premier de Alberta, disse: “A combinação de impostos competitivos, recursos naturais abundantes e inovação em Alberta está atraindo novos investimentos de empresas líderes mundiais, como a Air Products, para expandir suas operações aqui mesmo em nossa província”.
Exmo. François-Philippe Champagne, Ministro Canadense de Inovação, Ciência e Indústria, disse: “Continuaremos a apoiar canadenses e empresas que ambicionam aproveitar essas oportunidades, criar bons empregos e ajudar o Canadá a atingir zero líquido até 2050.”
Exmo. Seamus O’Regan Jr., Ministro de Recursos Naturais, disse: “O momento do hidrogênio chegou. É o combustível de baixo carbono que nos leva a zero líquido. Esta oportunidade criará milhares de empregos e usará as habilidades e experiência dos trabalhadores em Alberta para levar o Canadá à vanguarda do mercado global de hidrogênio. ”
Don Iveson, prefeito de Edmonton, disse: “Junto com nossos vizinhos no Centro de Hidrogênio da Região de Edmonton, aprendemos as vantagens competitivas do norte de Alberta para impulsionar o crescimento na economia do hidrogênio.”
David Knight Legg, CEO da Invest Alberta Corporation, disse: “O futuro da rede zero está nas mãos de engenheiros, empresários, investidores e empresas como a Air Products.”
A Sauer está atenta as regulamentações do setor e conta com uma linha especificamente desenvolvida para a compressão do hidrogênio em alta pressão.