O oxigênio é um dos gases que para ser comprimido obrigatoriamente necessita de uma câmara de compressão isenta de óleo.
Também é obrigatória a utilização de um processo criterioso de limpeza durante a montagem do equipamento para garantir que não restarão contaminantes que, em contato com o oxigênio, venham a causa combustão durante sua operação.
Isso está relacionado à fácil ignição do oxigênio. O oxigênio é o principal oxidante. Substâncias estranhas, óleos e gorduras podem pegar fogo neste ambiente, fazendo com que o compressor comece a queimar.
Portanto, é necessário conhecimento especial para produzir compressores de oxigênio. A Sauer vem construindo compressores para oxigênio desde a década de 1980.
Os compressores de oxigênio Sauer são frequentemente aplicados em sistemas de geração autônomos. O oxigênio é gerado por uma PSA, VPSA ou sistema de membranas. Dependendo do processo, a pressão a jusante do sistema de geração está na pressão atmosférica (VPSA), ou em torno de 58 psi (PSA).
Dependendo da aplicação de oxigênio, a pressão deve ser aumentada posteriormente. Para esse segundo processo, há a necessidade de um compressor.
Graças ao seu design totalmente isento de óleo, de funcionamento a seco e à prova de vazamento do gás comprimido, os compressores Sauer são ideais para a compressão do oxigênio.