O corte de metais com a ajuda de um laser substituiu os métodos mecânicos tradicionais e oferece vantagens claras. Por exemplo, os tempos dos processos envolvidos são encurtados e as superfícies de corte não são contaminadas pelo material das matrizes de corte.
No entanto, o local do laser deve estar livre de ar ambiente para um corte ideal. Para garantir a eficiência do processo de corte,normalmente o nitrogênio é usado. Consorciar a produção on site do nitrogênio e armazenagem em alta pressão do gás podem garantir autonomia no fornecimento do nitrogênio, representar uma redução de custos com energia e uma maior capacidade de corte do sistema como um todo.
Os compressores Sauer são normalmente aplicados como boosters para que o nitrogênio gerado na planta seja armazenado em pressões de até 400 bar(g). Essa armazenagem em alta pressão diminuiu a necessidade de espaço físico, e garante a disponibilidade do nitrogênio. Em pressões mais altas (300-400 bar(g)) vantagens particulares são alcançadas, pois estas permitem que grandes quantidades de gás, que normalmente são suficientes para vários dias de operação de corte, sejam armazenadas rapidamente.
Os usuários não só se beneficiam de uma maior confiabilidade operacional, como também não precisam operar o compressor de alta pressão por longos períodos e podem, portanto, aproveitar os momentos em que se aplicam tarifas de energia mais baratas para produzir o nitrogênio.
Linhas de equipamentos: MISTRAL, TORNADO, HURRICANE
Variantes: BasBooster, ComBooster
Fluxo volumétrico: 6–60 scfm (10 –100 m³ / hr)
Faixa de pressão: 290–4350 psig (20 – 300 bar)
Meio: Nitrogênio
Empresas de tratamento de metal
Fabricantes de máquinas-ferramentas para corte a laser
Fabricantes de geradores de nitrogênio / membranas de nitrogênio