EnglishPortugueseSpanish

Defesa

À medida que os padrões industriais de qualidade do ar comprimido continuam a evoluir, a Sauer se compromete cada vez mais em excedê-los positivamente.

Hoje, a série de códigos 8573 da International Standards Organization (ISO) é a norma geralmente aceita como padrão para especificar a pureza do ar em um sistema de ar comprimido.

Neste artigo, apresentaremos duas maneiras de atender e exceder os padrões ISO8573-1 aplicando a tecnologia e experiência da Sauer.

Especificações:

Faz-se necessário entender a divisão do padrão ISO8573 ao escrever ou revisar as especificações em um projeto de ar comprimido. A ISO8573 consiste em nove partes, diferenciadas com um sufixo de estilo “-1”. São eles:

  • ISO8573-1: 2010 = Parte 1, especifica a quantidade de contaminação permitida em cada metro cúbico de ar comprimido
  • ISO8573-2: 2007 = Parte 2, especifica o método de teste para aerosol de óleo
  • ISO8573-3: 1999 = Parte 3, especifica o método de teste para umidade
  • ISO8573-4: 2001 = Parte 4, especifica o método de teste para partículas sólidas
  • ISO8573-5: 2001 = Parte 5, especifica o método de teste para vapor de óleo e solventes orgânicos
  • ISO8573-6: 2003 = Parte 6, especifica o método de teste para contaminantes gasosos
  • ISO8573-7: 2003 = Parte 7, especifica o método de teste para contaminantes microbiológicos viáveis
  • ISO8573-8: 2004 = Parte 8, especifica o método de teste para partículas sólidas por concentração de massa
  • ISO8573-9: 2004 = Parte 9, especifica o método de teste para água líquida

Novas instalações, ou projetos de modificação devem ser especificados na Parte 1 (ISO8573-1). As subseções restantes devem ser consideradas para determinar os pontos de teste físicos durante o projeto e, posteriormente, na inicialização para concluir o teste de validação. Apontamos esta divisão de subseção para esclarecer alguma confusão que vemos em projetos de equipamentos de vez em quando, onde as declarações de contaminantes das Partes 2 a 9 chegam às especificações do equipamento, talvez pelo mal-entendido de como cada Parte se aplica ao projeto.

Na ISO8573-1, as especificações estão incluídas para controlar os níveis permitidos de contaminantes de partículas, água, óleo, gases (vapor) e microbiológicos.

O padrão segue listando diferentes níveis de qualidade pré definidos, chamados de Classes, que definem níveis decrescentes de conteúdo de contaminante conforme o número da Classe diminui da Classe X (qualidade mais baixa) para a Classe 0 (qualidade mais alta).

Fonte: IFSQN.com

Na tabela ao lado, vemos a relação entre os números de classes mais baixos e o conteúdo de contaminante mais baixo. Para a maioria dos projetos industriais, a Classe 1 ou Classe 2 são definidas como a especificação de qualidade para o sistema de ar comprimido na sala do compressor.

Em certa aplicações, o ar que é fornecido a jusante para os pontos de uso pode ter uma classe superior especificada naquele ponto de uso, inferindo que filtração, ou tratamento adicional é necessário naquela conexão.

No entanto, mesmo que as classes na sala do compressor e no ponto de uso sejam as mesmas, geralmente é necessário tratamento adicional no ponto de uso para remover quaisquer contaminantes acumulados no sistema de tubulação.

Por último, vale a pena ressaltar que os sistemas podem ser especificados com uma combinação de classes. Para fazer isso, um conjunto de números é adicionado ao final da especificação, informando o valor para cada Classe dos três tipos de contaminantes: Partículas, Água e Óleo.

Por exemplo: uma especificação escrita como “ISO8573-1: 2010 [2,1,1]”, se traduz em Classe 2 para Partículas, Classe 1 para Água e Classe 1 para Óleo.

Agora que definimos nossos padrões, como obtemos as qualidades do ar comuns de Classe 1 ou Classe 2, precisamos de compressores isentos de óleo, filtragem complexa ou equipamento especial.

Descreveremos duas opções de Compressores Sauer a seguir, oferecendo opções de custo de capital, custo operacional e perspectivas de manutenção.

Compressores Lubrificados

As qualidades do ar das classes 1 e 2 especificam <0,01 e <0,1 mg / m3, respectivamente, de óleo líquido, aerossol ou vapor na corrente de ar. Precisamos de um compressor de ar isento de óleo para atingir a Classe 1 ou 2 de ar? Não, não precisamos!

A linha Sauer Lubrificada com Óleo de compressores de pistão alternativos é a primeira opção para a obtenção de ar comprimido de alta qualidade.

Com filtragem e tratamento adequados à jusante, você não sacrificará a qualidade do ar usando um compressor lubrificado a óleo em vez de um compressor isento de óleo. Melhor ainda, você frequentemente reduzirá custos, terá uma vida útil mais longa e poderá estender nossos intervalos de manutenção monitorando a qualidade do óleo.

A Sauer oferece duas categorias principais de Compressores de Ar Lubrificados a Óleo: resfriados à ar e resfriados à água.

Os compressores Sauer refrigerados a ar abrangem cinco execuções exclusivas, variando de modelos de 2 estágios, 2 cilindros na série Mistral, até 4 estágios, modelos de 4 cilindros na série Tornado, e podem atingir até 400 bar(g) de pressão operacional. Os compressores Sauer refrigerados a ar apresentam muitas opções, mas sempre construídos com acionamento direto, para trabalho contínuo, além de operar em ambientes críticos (temperaturas acima de 55C).

Os compressores Sauer refrigerados à água cobrem três execuções, variando de 2 estágios, modelos de 2 cilindros na série Typhoon, até 5 estágios, modelos de 6 cilindros na série 6000, e podem atingir até 500 bar(g) de pressão operacional. As opções Sauer de refrigeração à água fornecem soluções para aplicações de baixa vazão de ar, alta temperatura ambiente, e pressão de operação muito alta.

O atendimento as Classe 1 ou Classe 2 com um compressor Sauer de ar lubrificado a óleo é facilmente obtido incorporando componentes de tratamento de ar à jusante, especificados para atender aos níveis de qualidade exigidos.

O tratamento e a filtragem são necessários para compressores lubrificados com óleo e sem óleo, portanto, abordaremos essas opções a seguir, descrevendo nossos compressores isentos de óleo.

Compressores isentos de óleo HAUG.Sauer

Os compressores isentos de óleo apresentam ainda mais opções para obter ar comprimido de alta qualidade Classe 1 ou Classe 2. Eles são benéficos em aplicações específicas, pois eliminam o risco potencial do óleo lubrificante ser transportado para o processo à medida que o ar passa pelos estágios do compressor.

Ainda há a necessidade de filtragem à jusante para tratar todas as outras fontes de contaminantes do ar, mas, de modo geral, os níveis de tratamento necessários seriam relativamente mais baixos em comparação com compressores lubrificados à óleo. Além disso, os compressores HAUG.Sauer isentos de óleo podem oferecer benefícios como custos operacionais mais baixos, tamanhos menores e mais leves, e os benefícios ambientais de reduzir a necessidade de óleos lubrificantes.
Vamos apresentar duas soluções para compressores de ar isentos de óleo: a linha Harmattan resfriadas a ar da Sauer, e a linha de compressores HAUG.Sauer.

A série de compressores de ar Harmattan isentos de óleo e resfriados a ar da Sauer vem em configurações de 2 estágios, 2 a 4 cilindros, com pressões de operação de até 15 bar(g). O design do Harmattan não utiliza óleo nos estágios de compressão, ou no cárter, proporcionando uma instalação totalmente isenta de óleo.

Esses compressores também apresentam uma construção plana com cilindros horizontais, permitindo uma manutenção mais fácil e menos necessidade de espaço para a sua instalação. Totalmente balanceado, rolamentos em uma peça única, cárter verticalmente dividido e operação silenciosa e suave são todos benefícios da série Harmattan.

As soluções de compressores de ar isentos de óleo e resfriado a ar da HAUG.Sauer possuem três modelos: Cygnus, Taurus e Orion. Esses modelos são todos de pistão alternativo, iguais aos da série Harmattan, e totalmente isentos de óleo. O compressor Taurus é refrigerado a ar (como o Orion, mas esse modelo possui refrigeração à água opcional disponível). Com 1 a 3 estágios, e 1 a 4 cilindros, os compressores HAUG.Sauer podem atingir até 60 bar(a) de pressão operacional.

Em segmentos de mercado mais exigentes com relação a presença de óleo no processo, como alimentos, eletrônicos, farmacêuticos e fabricação de dispositivos médicos, os compressores de ar isentos de óleo se tornaram o padrão da indústria.

O uso de um compressor isento de óleo em aplicações nesses segmentos permite menos pontos de risco de contaminação para o sistema, uma vez que o óleo lubrificante do compressor é retirado da equação. Os níveis de qualidade do ar Classe 1 ou Classe 0 são obtidos mais facilmente quando os compressores isentos de óleo estão no centro do sistema de ar.

O elo comum: Filtração

Não importa o tipo de compressor que você vai escolher – lubrificado ou isento de óleo. Filtros e equipamentos de tratamento para o gás são necessários à jusante do compressor para filtrar as partículas transportadas pelo ar, vapores, aerossóis, líquidos e microorganismos.

A Sauer projeta e constrói sistemas completos de compressores de ar, que incluem todo o tratamento posterior necessário para atingir suas especificações. Filtros, secadores, separadores, vasos – todos podem ser incluídos em nossos projetos.

Cada projeto é desenvolvido de acordo com os requerimentos apresentados, com componentes selecionados de acordo com os requisitos de qualidade, o que nos permite garantir a produção de ar Classe 2, 1 ou 0.

A Sauer oferece uma linha robusta de secadores de ar – tecnologia de secagem por refrigeração, ou adsorção, filtros de partículas, filtros de óleo e vapor, separadores de óleo/água e filtros estéreis.

Ter esses componentes incluídos no projeto do sistema é metade do desafio – a outra metade é garantir que eles sejam aplicados no sistema considerando os pontos de uso, onde o ar de alta qualidade é necessário, bem como instalar a filtragem para garantir a proteção total do processo. Podemos ajudar a recomendar cenários de instalação, desde a sala do compressor até cada ponto de uso.

Seja Sauer ou HAUG.Sauer, compressores lubrificados ou totalmente isentos de óleo, nossos engenheiros estão prontos para ajudar no desenvolvimento de seu projeto e recomendar o sistema ideal para sua aplicação. Em todos os casos, a filtragem pós-compressão é necessária para garantir a alta qualidade do ar conforme os requerimentos da ISO8573.

Para obter mais informações, ou esclarecer dúvidas, entre em contato conosco. Estamos à disposição para discutir a melhor solução para o seu sistema.

Dependable up to 500 bar - Anywhere, Anytime, Anygas!