Fontes de matérias-primas para produção de Biogás / Biometano
O Biogás pode ser obtido a partir de diversos substratos, como resíduos urbanos (sólidos e líquidos), resíduos agropecuários, resíduos provenientes de indústrias de alimentos e bebidas e resíduos agroindustriais.
O grande volume de resíduos gerados nessas atividades apresenta elevada carga de poluente que acarretam em danos ambientais, sociais e econômicos.
Assim, o correto tratamento desses resíduos em sistemas anaeróbicos, além da capacidade de despoluir, permite o aproveitamento energético do biogás, que pode acelerar a amortização dos custos dos sistemas utilizados.
Esgoto Sanitário
Considerada uma das principais fontes de matéria-prima para produção de biogás, o esgoto sanitário é o despejo líquido constituído de esgoto doméstico e industrial, água de infiltração e contribuição pluvial parasitária. Essa norma ainda define:
Esgoto doméstico: despejo líquido de uso da água para higiene e necessidades fisiológicos humanas;
Esgoto industrial: despejo líquido proveniente dos processos industriais, respeitados os padrões de lançamentos estabelecidos;
Água de infiltração: toda água proveniente do subsolo, indesejável ao sistema separador e que penetra nas canalizações;
Contribuição pluvial parasitária: parcela do deflúvio superficial inevitavelmente absorvida pela rede de esgoto sanitário.
Um dos tratamentos do Esgoto Sanitário se dá através de biodigestores, que possuem baixo nível tecnológico e não necessitam de controles de operação sofisticados, são de alimentação semicontínua, são de baixo custo e atendem a população de baixa renda. A Sauer fabrica e assessora no projeto de instalação dos compressores de alta pressão que compõe os principais projetos de biogeração de energia. Somos a opção mais segura e confiável em compressores de gás para seu projeto.
Resíduos Rurais
Em termos de resíduos rurais para a produção de biogás, os provenientes da criação e abate de animais ocupam posição importante. Em particular, há o caso da pecuária, que pode causar danos ambientais importantes quando as atividades não são desenvolvidas de forma ambientalmente correta:
Altas taxas de desmatamento de áreas para cultivo de pastagens
Degradação do solo e perda de nutrientes devido ao pisoteio intensivo de animais
Compactação do solo, dificultando a infiltração de água
Contaminação de lençol freático
Produção e emissão de gases de efeito estufa.
A Sauer fabrica e assessora no projeto de instalação dos compressores de alta pressão que compõe os principais projetos de biogeração de energia. Somos a opção mais segura e confiável em compressores de gás para seu projeto.
Resíduos agro-industriais
No caso dos resíduos agro-industriais, destaca-se o setor sucro-alcooleiro. Os processos de fabricação de açúcar e álcool geram vários resíduos, sendo a vinhaça um dos mais importantes.
Caso não seja tratada de forma adequada, a vinhaça pode contaminar o lençol freático, tornando as águas impróprias para o consumo humano.
Embora existam alguns sistemas de biodigestão provenientes da vinhaça, a extração do biogás a partir desta matéria-prima ainda precisa amadurecer, uma vez que ainda é considerada complexa e não tão rentável quanto outras fontes de matéria-prima.
Resíduos Sólidos urbanos
Existem tecnologias capazes de promover soluções sustentáveis que visem o correto tratamento dos resíduos sólidos e sua correta destinação.
Além da possibilidade de geração de energia através da produção do biogás, é possível proporcionar também a redução do consumo de combustíveis fósseis quando substituídos pelo biometano, gás obtido após processo de purificação do biogás cru e que possui características permutáveis ao gás natural.
Segundo a ABNT, os resíduos sólidos urbanos são aqueles nos estados sólidos ou semi sólidos que resultam de atividades de origem industrial, doméstica, hospitalar, comercial, agrícola, de serviços e de varrição.
Importante ressaltar que o processo de extração do Biogás provenientes desses resíduos sólidos em aterros sanitários é incompleto, pois apenas 40 a 60% é recuperado.
Fonte: Tecnologias de Produção e Uso de Biogás e Biometano (Série RCGI/USP/SYNERGIA – Gases Combustíveis e Sustentabilidade).