O processo inclui os equipamentos, instalação, integração com a infraestrutura existente, comissionamento e treinamento dos profissionais envolvidos
A Agência de Cooperação Técnica da Alemanha, GIZ Brasil (sigla em alemão para Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit), abriu licitação para a aquisição de uma planta de eletrólise de hidrogênio verde, incluindo os equipamentos e sua instalação, todo o processo de integração com a infraestrutura existente, comissionamento (processo que assegura que os sistemas e componentes estejam de acordo com os requisitos e necessidades estabelecidos) e o treinamento dos profissionais envolvidos.
A planta será instalada no campus da Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) e fará parte do Centro de Hidrogênio Verde (CH2V). O prazo final para participação no processo é dia 20 de junho às 12h (hora de Berlim, Alemanha). Todo as informações e as inscrições devem ser feitas no link (em inglês): Vergabemarktplatz GIZ
Para Helinah Cardoso, coordenadora do Projeto H2Brasil da GIZ e responsável pela licitação, o principal resultado esperado é aumentar o interesse em utilizar o hidrogênio verde como um recurso renovável e fortalecer sua aplicação no Brasil. O Centro de Hidrogênio Verde da UNIFEI é apoiado pelo projeto H2Brasil da GIZ e vai investir no desenvolvimento de projetos de pesquisa e inovação tecnológica.
A ideia é que o Centro funcione como um laboratório para estudos sobre o desenvolvimento de tecnologias com hidrogênio verde, sua produção e aplicação em diversos setores. Também está prevista a elaboração de um sistema de abastecimento de veículos movidos à H2V para testes em ônibus que operam na cidade de Itajubá. Tudo isso por meio de uma planta de eletrólise com potência instalada de cerca de 1 MW, o que produz 200 Nm3/hora de hidrogênio.
A Sauer está atenta as regulamentações do setor e conta com uma linha de compressores especificamente desenvolvida para a compressão do hidrogênio em alta pressão.