EnglishPortugueseSpanish

Hidrogênio Renovável

Hidrogênio verde: o que é e seus benefícios

As atenções do setor energético têm se voltado cada vez mais para soluções sustentáveis devido às preocupações relacionadas ao planeta.

Afinal, os impactos ambientais muitas vezes causados por indústrias – entre elas, a dos combustíveis fósseis – colocam em risco a saúde e a existência da vida no ecossistema.

Neste sentido, fontes de energia renovável, tecnologias de armazenamento e novas opções, como o hidrogênio verde, ganham evidência e colaboram para uma possível transição energética, rumo a um movimento de descarbonização.

Tá, mas o que é Hidrogênio Verde?

O Hidrogênio (H2) é um elemento químico natural abundante na natureza. O componente pode ser encontrado em uma molécula de água com o oxigênio.

Já o Hidrogênio Verde ou Hidrogênio Renovável, se dá pelo processo de separação do hidrogênio com a ausência de outros elementos químicos.

Existem hidrogênios verdes, azuis e cinzas, mas o grande diferencial é que o verde não emite CO2, o que é favorável ao meio ambiente.

No caso do verde, sua extração acontece a partir da utilização de fontes limpas e renováveis. Já o cinza (por fontes fósseis) ou azul (híbrido), como costumam chamar, utiliza eletricidade não renovável em seu processo de produção.

Benefícios do Hidrogênio Verde

Segundo o Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC), as problemáticas no clima estão se expandindo gradualmente pelo mundo e, se o ritmo atual continuar, o aquecimento global pode atingir 1,5°C entre 2030 e 2052.

Além disso, “estima-se que as atividades humanas tenham causado cerca de 1,0°C de aquecimento global acima dos níveis pré-industriais”.

Entre as metas da Organização das Nações Unidas (ONU), projetadas para colaborar no desenvolvimento sustentável e socioeconômico mundial, está a necessidade de diminuir em 60% a emissão de CO2 na atmosfera até 2050.

O hidrogênio verde pode ser um colaborador na diminuição das emissões poluentes derivadas de combustíveis fósseis e da preservação da camada de ozônio, por não emitir dióxido de carbono, óxidos de azoto e enxofre. Também é um impulsionador de inovação, sendo considerado o combustível do futuro para a mobilidade em veículos elétricos e sustentáveis.

Além disso, é uma fonte de matéria-prima abundante, inesgotável e favorável ao planeta.

Fonte: https://origoenergia.com.br/blog/o-que-e-hidrogenio-verde

Dependable up to 500 bar - Anywhere, Anytime, Anygas!