Hidrogênio Verde: Tendências para 2022
O Portal CanalEnergia foi atrás das principais vozes do setor elétrico para descobrir quais são “Os desafios de 2022”. Esse especial traz uma série de reportagens, inclusive em vídeo, para repercutir as expectativas dos agentes para o ano 2022. Para isso, eles também fazem um balanço do biênio 2020/2021, que foi pautada pela pandemia do coronavírus e a crise hídrica.
Agora, com o país vislumbrando o pós-pandemia e a retomada da economia, mesmo de forma ainda instável, o setor se volta para as suas pautas mais urgentes como a modernização do marco regulatório, a descarbonização da economia e abertura do mercado de energia para todos os consumidores.
Em uma video reportagem, os repórteres do portal perguntaram o que podemos esperar de novidades tecnológicas e inovações disruptivas para o setor. Com isso, temas como digitalização, armazenamento por meio de baterias, hibridização de projetos, cidades inteligentes, entre outros vieram à tona.
Também em vídeo, o portal traz uma entrevista exclusiva com o presidente do Conselho de Administração da CCEE, Rui Altieri, que faz um balanço de 2021 e joga luz sobre o que está por vir em 2022. O executivo fala do equacionamento da questão do GSF neste ano e da agenda do ano que vem, que inclui a modernização do setor e temas prioritários relacionados à segurança de mercado.
Falando no mercado livre, foi abordado os desafios de um ano considerado decisivo para esse segmento do setor elétrico. O cronograma de abertura total está colocado e depende de marcos importantes a serem desenvolvidos em 2022.
Com relação ao ambiente de negócios previsto para 2022, a capitalização da Eletrobras é o principal negócio agendado, mas depende de vencer obstáculos para ser concretizado. Os entrevistados apostam em mais fusões e aquisições no setor, além de um contínuo impulso das fontes renováveis, que deslancharam no mercado livre. Duas outras privatizações são esperadas dos ativos de geração da CEEE e da Celg.
Na área política, a agitação começa por ser um ano eleitoral. Os brasileiros vão as urnas para escolher o próximo presidente da república em outubro. Por isso, o espaço para avançar na agenda político- regulatória é curto e focado no primeiro semestre. O avanço dos projetos de lei no Congresso e a eleição da nova diretoria da Aneel estão no radar dos agentes do setor.
Então, se você achou 2021 agitado, principalmente, nessa reta final, você não perde por esperar 2022, que deve ter muita emoção. Esperamos que nesse conjunto de reportagens, vocês encontrem respostas para algumas das dúvidas para 2022, que os ajudem a se preparar para o que vem pela frente.
Como a Sauer atua neste mercado?
A Sauer está atenta as regulamentações do setor e conta com uma linha especificamente desenvolvida para a compressão do hidrogênio em alta pressão.