H2 Green Steel (H2GS) e Iberdrola construirão uma planta de 1 GW para produzir Hidrogênio Verde para alimentar uma torre de redução direta de 2 milhões de toneladas, permitindo a produção de aço verde.
Ambos os parceiros concordaram em estabelecer uma instalação de produção de hidrogênio verde com capacidade de eletrólise de 1 GW e um processo DRI capaz de produzir cerca de 2 milhões de toneladas / ano de ferro verde reduzido direto para ser processado para a fabricação de aços planos. O eletrolisador será de propriedade e operação conjunta da Iberdrola e H2 Green Steel.
A central será construída na Península Ibérica, com produção em 2025 ou 2026. Todos os locais potenciais em consideração para o local têm acesso a eletricidade renovável de baixo custo e à infraestrutura necessária.
A Iberdrola fornecerá energia renovável para a planta, enquanto a H2 Green Steel será proprietária e operará a produção de DRI, incluindo quaisquer processos de produção de aço verde downstream.
O projeto exigiria cerca de 2,3 bilhões de euros de investimento, que serão financiados com uma combinação de financiamento público, financiamento de projetos verdes e capital próprio.
Henrik Henriksson, CEO da H2 Green Steel, disse: “A produção de hidrogênio verde em grande escala será a chave para permitir a transição da indústria pesada para operações sustentáveis”.
Aitor Moso, Diretor da Iberdrola, acrescentou: “Com acesso a fontes abundantes de energias renováveis de baixo custo e uma força de trabalho altamente qualificada, a Península Ibérica pode ser central para a Europa assumir uma liderança global no desenvolvimento desta nova tecnologia verde.”
Kajsa Ryttberg-Wallgren, EVP da H2 Green Steel, comentou: “Nosso projeto em Boden, no norte da Suécia, provou que há uma demanda muito forte por aço verde de uma ampla base de clientes.”
Millán García-Tola, Diretor Global de Hidrogênio da Iberdrola, observou: “O desafio de alcançar líquido zero exige visão e ação em muitos setores industriais.”
A Sauer está atenta as regulamentações do setor e conta com uma linha especificamente desenvolvida para a compressão do hidrogênio em alta pressão.