O hidrogênio verde é um importante vetor para acelerar a descarbonização industrial e contribuir para eletrificação dos processos. A sua produção é a partir de fontes renováveis, o que gera uma maior dinâmica competitiva e descentralizada ao unir os diferentes segmentos de mercado.
O hidrogênio como combustível já é uma realidade em países como Estados Unidos, Rússia, China, França e Alemanha. Outros países como o Japão inclusive vão mais além, pretendendo ser tornar uma economia de hidrogênio.
Algumas possibilidades para o hidrogênio:
A obtenção destes dois elementos é possível com a reação do hidrogênio e oxigênio em uma pilha de combustível. Este processo tem sido muito útil em missões espaciais, por exemplo, ao fornecer às tripulações água e eletricidade de forma sustentável.
Os tanques de hidrogênio comprimido são capazes de armazenar energia durante longos períodos de tempo e, além disso, são mais simples de manejar que as baterias de íons de lítio por serem mais leves.
A grande versatilidade do hidrogênio permite seu uso naqueles nichos de consumo que são muito difíceis de descarbonizar como: transporte pesado, aviação ou transporte marítimo. Há diferentes projetos neste sentido, como Hycarus e Cryoplane — promovidos pela União Europeia (UE) —, que planejam introduzi-lo em aviões de passageiros.
Esta fonte de energia tem pontos a favor e contra que devemos saber.
Aspectos positivos mais relevantes:
Aspectos negativos que convém ressaltar:
Com os compressores Sauer, a confiabilidade é um dos fatores mais decisivos na negociação. A capacidade de compressão contínua em altas pressões dos equipamentos com o selo Sauer Compressors garantem esse quesito, tornando viável obter essa fonte de energia que provavelmente irá substituir os combustíveis fósseis no futuro.