EnglishPortugueseSpanish

Meu Compressor Produz Água!

 

Na verdade o seu compressor não produz, mas separa a água do ar. A condensação da água é uma ocorrência esperada e consequência natural da compressão do ar atmosférico.

A quantidade de água produzida por um compressor de ar está diretamente relacionada à condição ambiente a qual esse compressor está submetido, assim como a sua pressão de trabalho. Em termos mais simples, a temperatura do ar, a umidade, o tamanho do compressor e a pressão de trabalho determinarão a quantidade de água que sairá do equipamento. Naturalmente, o ar quente e úmido tem um teor de umidade mais alto que o ar frio, resultando em mais água saindo do compressor. Um compressor que trabalha a 220 bar constantes comprime o ar 220 vezes em relação ao seu volume inicial. Essa compressão também reduz a capacidade do ar de reter vapor de água em 220 vezes. A cada estágio de compressão mais condensado residual será produzido. Esse condensado não tratado é prejudicial ao processo industrial. Deficiência de lubrificação, corrosão, incrustação, diminuição da vida útil de equipamentos são algumas das consequências negativas dessa condensação em seu sistema.

E para o compressor?

Condensado no interior do compressor compromete a lubrificação e a eficiência como um todo. É um risco para o equipamento. Um dos maiores riscos a integridade física do compressor é o calço hidráulico. O condensado no interior do compressor retorna para os cilindros de compressão e os pistões tentam comprimir esse líquido. Não sendo possível comprimir o líquido, essas duas fases dentro do cilindro irão causar severos danos. Dependendo da quantidade de líquido, os danos podem se limitar as válvulas do cabeçote do cilindro, ou em quantidades maiores causar empeno das bielas, ou em condições mais extremas causar a ruptura do corpo do cilindro.

E nos compressores SAUER?

Os compressores de alta e altíssima pressão da Sauer são projetados para separar o condensado após cada etapa de compressão. As séries de 02, 03, 04 e 06 cilindros são desenhadas de modo a proporcionar uma remoção eficiente desse condensado. Essa funcionalidade aumenta a segurança da sua operação, assim como protege o seu sistema pós-compressor. Quanto mais efetiva é a remoção da umidade do ar pelo compressor menos despesas para a manutenção do restante dos seus sistemas.

 

 

Além da remoção de condensado após cada estágio de compressão, os compressores Sauer são equipados com um sistema de purga automático. Garantimos que após um determinado período de tempo, seu compressor executará a purga desse condensado eliminando os riscos à sua operação.

Os períodos de operação e purga devem respeitar as características do seu processo, mas o fator ambiental deve ser sempre considerado. Em ambientes úmidos e de altas temperaturas os tempos de operação e purga devem ser ajustados de maneira a aumentar a quantidade de ciclos de remoção de condensado por hora.

É altamente recomendado que o seu compressor execute ao menos um ciclo completo de operação e purga antes de sua parada. Esse cuidado evitará o acumulo excessivo de líquido em seu compressor.

 

Sobre o autor

Felipe Conte é o responsável pelo desenvolvimento de novos negócios de compressores e sistemas na Sauer do Brasil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *